sábado, 24 de outubro de 2009

Polícia Militar condecora policiais em Guarulhos

Quinta-Feira, 8 de Outubro de 2009
Juliana Chijo


Hino da PM e Hino Nacional emocionaram os oficiais
Nem mesmo a chuva atrapalhou a emoção e alegria na manhã desta quinta-feira (08). A Polícia Militar do Estado de São Paulo entregou medalhas de honras a policiais que se destacaram em suas funções. A solenidade ocorreu na sede da Prefeitura Municipal de Guarulhos, na Grande São Paulo. Durante a cerimônia, o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, foram agraciados com a Medalha Bicentenário do Nascimento do Marechal Osório.

Na solenidade — que contou com a participação de amigos, familiares e crianças do Programa Educacional da Resistência às drogas e à violência (Proerd) — 48 oficiais foram agraciados com as medalhas. O recebimento desta homenagem é o resultado de um excelente trabalho desenvolvido na Polícia Militar, que contribui para manter a ordem e a segurança dos cidadãos. Foram entregues quatro modalidades de medalhas, cada uma com o seu respectivo significado.

Para o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, os policiais homenageados estão de parabéns. "Os agraciados reúnem méritos pessoais não só pela sua atuação pela PM como civis que, também, atuam de uma forma democrática para um Brasil cada vez melhor e mais seguro."

Medalhas e homenageados

Na cerimônia foram entregues 28 Medalhas Bicentenário do Nascimento do Marechal Osório. As medalhas foram concedidas a 24 policiais militares, ao secretário da Segurança Pública, ao prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida; ao presidente da OAB da cidade, Airton Trevisan; e a delegada da Corregedoria da Polícia Civil, Maria Inês Trefiglio Valente.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, ressaltou o comprometimento e bom trabalho feito pelos policiais e autoridades de Guarulhos. "Eu me sinto feliz por poder ver um trabalho excelente que tem sido feito, o reconhecimento a esses policiais militares, vendo a valorização policial ser levada a sério."

Outros 20 policiais militares foram agraciados com a medalha do Valor Militar, nos graus bronze e prata. A condecoração existe desde 1953 e é concedida a oficiais e praças pelos serviços prestados com lealdade, constância e valor.

O cabo do CPA/M-7, Fernando Aparecido Ribeiro da Silva, emocionou-se ao receber a Medalha Valor Militar na categoria bronze. Ele está há vinte anos na PM e foi agraciado pelo ótimo serviço prestado durante esse período. "A importância de receber esta medalha é enorme, pois o meu trabalho está sendo reconhecido devido a esse longo tempo de carreira sem nunca ter sofrido nenhuma punição dentro da PM", comentou, animado.

A mulher, a filha caçula e o filho mais velho de Silva acompanharam a cerimônia e, também, se emocionaram pela homenagem que foi atribuída ao chefe da família.

O cabo do 15º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (15° BPM/M), Valquíria Faganelli Salmerón, também, foi agraciada com a Medalha Valor Militar na categoria bronze. Ela ressalta que, durante 14 anos na polícia, sempre buscou fazer o melhor. "Todo esse tempo que eu trabalhei na polícia, lutando para provar que as mulheres são capazes, eu sempre agi com honestidade, trabalhando bem e provando que é possível trabalhar certinho. É uma grande honra receber a medalha", argumentou. Valquíria conta com o apoio das duas filhas e do marido, que se orgulha muito pela grande profissional, esposa e mãe que ela é.

Em homenagem à Revolução de 1932, foi criada em 1962 a medalha MMDC, iniciais dos nomes dos quatro expoentes da revolução – Martins, Miragaia, Drausio e Camargo. Gino Struffaldi, presidente da Sociedade Veterana, enalteceu a solenidade com sua presença. A revolução constitucionalista foi um dos maiores movimentos cívicos do Estado de São Paulo e resultou na Constituição de 1934. A medalha foi entregue a 15 policiais militares e ao senhor Renato de Toledo Guimarães Vaz.

Cruz de Sangue

Entre as quatro medalhas que foram entregues, destaca-se a da Cruz de Sangue. A outorga é concedida desde 1998 por comandantes gerais da PM ou por familiares de policiais que foram feridos no desempenho da função policial ou em razão dela.

Dessa vez, a Cruz de Sangue foi entregue ao soldado Paulo Eduardo Girotto, ferido em 2 de agosto de 2007, quando interrompeu um sequestro e acabou baleado no braço direito. Na ocasião, um empresário tinha fugido de suspeitos, que em seguida renderam a esposa e filhos dele. Houve um tiroteio na rua Isabel Maria Lobato, em Santa Isabel. Durante a ocorrência, ele foi baleado e um homem preso.

O soldado Paulo Eduardo Girotto, que está há 21 anos na Polícia Militar, recebeu a medalha com muito orgulho. "A importância é o reconhecimento do serviço profissional que nos temos prestado à proteção e valorização da população constantemente.

A solenidade terminou com um desfile da tropa ao som da Banda da Polícia Militar, que arrancou aplausos do público.

CPA/M-7

O Soldado Girotto, na época do incidente, prestava serviços ao 31º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), pertencente ao Comando de Policiamento de Área Metropolitana 7 (CPA/M-7). Além do 31º, o CPA/M engloba outros três batalhões: o 15º, o 44º e o 26º.
O Comando Metropolitano foi criado em 1975 e é responsável por uma área de 1,5 mil km², abrangendo os municípios de Guarulhos, Santa Isabel, Arujá, Franco da Rocha, Cajamar, Francisco Morato, Caieiras e Mairiporã.

Juliana Chijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário